quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O QUE SE TORNOU O NOSSO ROCK BRAZUCA?




Um tal de NX Zero foi eleito artista do ano no VMB 2007.
Eu odeio o atual rock nacional brasileiro.

Salvo algumas poucas exeções não param de surgir bandas idênticas que são tudo cópias desnecessárias e ridículas das que já estão se esgoelando há algum tempo na MTV, sendo que estas repetem a mesma formula do "amo, mas irado!" de bandas gringas.

Depois do CPM-22 (que eu não curto muito) surgiram uns NXs Zeros da vida.Tipos como ForFun, Fresno, Moptop, Strike saltam como pipoca.

EMO que raio de termo é esse?
Bandas que trazem integrantes que mais parecem modelos que tiveram um intensivão num curso para novos ídolos teens MTV selecionados por terem uma aparência rentável para capas de revistas teens .
Sou mais Sandy e Junior que pelo menos tem anos de carreira e não precisam se esconder atrás de uma imagem de rebeldes para cantar baladas românticas, não escondem suas letras meladas atrás de alguns riffs de guitarra.

Pouca coisa tem surgido de bom por aí;Pitty há pelo menos três anos manda muito bem num cenário predominantemente masculino e sem precisar imitar uma Avril Lavigne ou uma Pink da vida (ela é bem melhor que isso).Com tanta popularidade, as inevitáveis cantoras estilo Pitty surgiram aos montes:Leela (se bem que eu acho que é um grupo), Meg do Luxúria, Canto dos Malditos na Terra do Nunca e similares.

Bandas do nordeste são sempre boas pedidas.Mombojó une letras reflexivas com um som moderno e eclético e Cordel do Fogo Encantado (ambas de Pernambuco) junta poesia, música e teatro e criaram um do mais inventivo gênero do Brasil dessa década já mal imitado pelo O Circo Encantado.

Há ainda as bandas do sul dando um fôlego ao rock.Cachorro Grande, seu maior expoente traz um som meio Strokes mas com identidade brasileiro.No Rio a loucura vem com os Autoramas.

Ludov é a minha atual banda predileta.Mesmo com uma trajetória meio inconstante, lançou um grande álbum este ano.

Outras que tem tudo engatilhado para acontecer em 2008 são Wonkavision, Zefirina Bomba e Vanguart.Mas a molecada tá a mil ,muitas bandas já saem do underground com muita atitude no mainstream.Estream com um bom respaldo já que a divulgação na internet é garantida.
É claro que beber da fonte de movimentos clássicos na música brasileira como a bossa-nova, jovem guarda, tropicalismo e o mineirismo do clube da esquina mesclando com uma roupagem moderna é a fórmula do sucesso ,ou não...

Foi lançado em 2006 "Tributo ao Ronnie Von", artistas independentes do atual rock nacional de várias partes do país fazendo versões de músicas de sua fase mais psicodélica do cantor entre 1967/69.Destaque para Ecos Falsos, Astronauta Pinguim, Rádio de Outono, Detetives.

Mas não posso já enterrar os grupos que servem de referência para essa turma toda :Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, OTTO, Pato Fu, O Rappa, o falecido e saudoso Raimundos e o semi-morto Los Hermanos.

Algumas pessoas ainda não eram nascidas, mas todos conhecem os percursores do rock nacional da década de 80.Titãs, Legião Urbana, Paralamas, Ira!, Capital Inicial, Kid Abelha, Ultraje à rigor, Barão Vermelho, RPM, Lobão, Blitz e todos os outros expoentes da melhor safra do pop Brasil desde então.

Mas a pré-história disso tudo, lá pelo final dos anos 60, foi o BOOM para a criatividade musical brasileira.Todos os artistas geniais que conhecemos surgiram nessa época.
E estamos nos referindo especificamente a maior e melhor banda do mundo MUTANTES.Não seria exagero dizer que antes deles não existia nada, o absoluto vazio criativo.
Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee foram os "pais" ou "tios" ou "avós" e paralelamente na Bahia , o maluco beleza Raul Seixas declamava suas profecias.

Chego no final deste post traçando um modesto e resumido histórico do que é realmente NOME na música.
Proponho a você tentar encontrar alguma simbiose entre o grupo citado no início e a obra rica e deslumbrante dos Mutantes, Rita e Raul.
Vai encarar?!

Até!

Nenhum comentário: