terça-feira, 30 de outubro de 2007

E OS GRINGOS HEIN?!...









2007 mal acabou e já tenho uma infeliz constatação do que foi o ano para a música internacional.
Tirando o estouro de Amy Winehouse, uma das melhores cantoras da década e um ou outro álbum legal (foi difícil selecionar estes cinco).




Enquanto no Brasil o rock caminha na mesma direção que os de lá, com bandinhas predominantementes Emos (EU OS ODEIO!), os artistas de várias vertentes redescobriram o samba.Seja misturado com rap, com rock, com maracatu...O ritmo mais brasileiro consegue ser ainda mais original que o estilo Gangsta, Diva Cachorra ou as malditas bandinhas que abortaram para o mundo mais esse filho roqueiro estilo cabelinho arrumadinho que insiste em ser rebelde.




Ninguém aguenta mais as popuzadas da temporada sem renovar a música pop, Rihannas, Shakiras e Gwens e as amigas Pussycat Dolls fazem o que fazem de melhor:expor seus atributos glúteos e mamários e não vocais.E s Patricinhas rebeldes :Avril, Pink, Kelly Clarxon e outras, nem se fale.




Fall Out Boys, My Chemical Romance, Panic at the Disco e similares são exatamente isso similares ou pior ...bastardos gêmeos rejeitados pelo papai Rock.

Já no rap, não me atrevo a falar demais já que não é um gênero que me agrada muito.Mas surgiu um fodão ligado não só em rap mas ligado em misturar todos os gêneros e fazer música de qualidade:Timbaland um queredinho de toda a galera pop e principalmente Madonna, que falem o que quiser ela ainda manda muito bem.Com um álbum muito aguardado para o fim desse ano ou o ano que vem.



De vários gêneros perdemos muitos revolucionários da música.Não temos mais Rage Against the Machine, o Audioslave parece que já era.O Gorillaz que eu curtia muito, não sei se tem futuro com a nova investida do vocalista e fundador Damon Albarn :The Good, The Bad & The Queen ele que já formara o Blur anteriormente acho que pirou nos estilos diferentes das duas bandas anteriores e lançou um trabalho fraco.




E que saudade dos virtuosos, alucinados e psicodélicos roqueiros que fizeram a história do rock mundial.Pink Floyd, Led Zeppelin (parece que eles vão voltar aos palcos...), Jefferson Airplane, Frank Zappa e mais recente Nirvana ; e os quatro fabulosos J :Jimmy Hendrix, Janis Joplin, John Lennon (e seus três mosqueteiros) e Jim Morrison dos Doors.

Também há aqueles velhinhos que insistem e continuam lançando material fraco e sem criatividade.Os Stones já deviam se aposentar, Bono Vox devia desistir da música e se dedicar exclusivamente a seu lado humanitário.David Bowie devia voltara a se drogar e lançar discos antológicos novamente.




E sem falar nos que surtaram de vez, lê-se Michael Jackson e Britney Spears que nem devia ter surgido sóbria ou não.

Desculpe o tom amargo com alguns artistas.Mas 2007 foi uma MERDA!



Mas há um oásis no deserto que pairou no mundo musical esse ano.Boas bandas surgem ás vezes aos montes e desaparecem com a mesma rapidez que surgiram e outras promissoras lançam álbuns cada vez melhores:Muse é uma das minhas bandas prediletas, Artic Monkeys, Arcade Fire, Clap Your Hands Say Yeah!, Fraz Ferdinand, Kaiser Chiefs, Mars Volta, Placebo, Raconteurs, The Strokes, The White Stripes, TV on the Radio ,Yeah Yeah Yeahs...

O Pop parece que não está perdido James Morrison, Joss Stone, Lily Allen, Mika e Corinne Bailey Rae são uma boa amostra do pop requintado que está surgindo paralelamente aqueles radiofônicos.



É Ilso...


Aproveito a deixa e aí vai...




os cinco melhores álbuns gringos:


05.Björk "Volta"



04.Foo Fighters "Echoes, Silence, Patience And Grace"




03.Tori Amos "American Doll Posse"




02.Queens Of The Stone Age "Era Vulgaris"





01.Amy Winehouse "Back to Black"

























até a próxima...



Nenhum comentário: