terça-feira, 23 de outubro de 2007

OS DEZ MELHORES ÁLBUNS DO ANO



ecletismo pode ser simplesmente a liberdade de escolha sobre aquilo que se julga melhor, sem se a apegação a uma determinada marca, estilo ou preconceito (fonte Wikipedia).



E é justamente isso que se resume esta lista e pra não confundir muito resolvi dividir em discos brazucas e gringos.


b r a s i l e i r o s


Faltam aproximadamente 70 dias para o fim do ano, até lá vários álbuns serão lançados dispostos a abocanhar a vaga de presentinho de fim de ano.

Mas como foi um excelente ano para os artistas e muitos abusaram da criatividade e criaram grandes ou pequenas obras-primas, já me adianto e seleciono os meus prediletos na minha já citada modesta opinião
Vale lembrar que o "hiato" anunciado dos Los Hermanos deixou a atual geração abalada, incapaz de encontrar novos ídolos capazes de dar voz aos seus sentimentos, as suas angústias.Mas a nossa rica música já lapida promissores artistas ; alguns já nascem clássicos como Seu Jorge e Céu.
Mas 2007 também foi um ano em que diversos artistas veteranos deram um certo vigor à sua obra.Paulinho da Viola retorna (mesmo que seja com um Acústico MTV) depois de muitos anos sem lançar nenhum disco e outros nem tão veteranos mas nos brindaram com belos trabalhos.Paula Toller arriscou-se e acertou no seu segundo álbum solo.Vanessa da Mata cada vez mais reforça sua indentidade deliciosamente irônica.E não podemos esquecer a volta triunfal do farsante Lobão (no melhor sentido da palavra).



Tenho que falar ...Lista com seis-definitivamente não é um bom número, mas fiquei com um baita remorço de não colocar "BebadoGroove Garagesambatransmachine" do Mundo Livre S/A que é do caralho meu!


Eis minha lista...




05.Matizes - Djavan (elegância , sensualidade e até um desabafo aos impostores que abocanham nosso dinheiro em impostos ,Djavan transforma tudo em música , em excelente música)

04.Samba meu- Maria Rita (deixou de ser apenas a filha e extrapolou.Subiu o morro ,chamou uma rapaziada fera no samba e trouxe arranjos casados perfeitamente com a voz magnífica de Maria Rita)

03.Carnaval Só No Ano Que Vem - Orquestra Imperial (a mistura de músicos e vozes - 19 integrantes era a última contagem - vozes distintas que traçam um repertório de samba , gafieira, salsa ,música francesa, jazz , temas diferentes entre si mas com uma forte indentidade que conquistou o mundo inteiro)

02.Disco Paralelo -Ludov (nunca o pop rock me soou tão docemente infantil e cruelmente adulto.Ludov é assim ,não se engane pela pela finesse da vocalista ela canta com alma. Temas recorrentes no mundo de quem tem entre 16 e 34 anos - não leve a sério esses números - solidão, baixo estima, mudança radical de vida Ludov sabe como poucos cantar , tocar e conversar com quem é cúmplice de seus temas.

01.Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria - Roberta Sá (esse é daqueles disco em que se ouvido da primeira faixa à última se tem a impressão de se ouvir uma história. Com um cuidado peculiar em cada canção- sambas em quase todo o disco - se percebe o entrosamento da cantora e seus músicos .Com uma voz cristalina ,humor inteligente e a sorte de trabalhar com músicos brilhantes, Roberta já tem lugar garantido no posto de nova Diva da MPB)













pra acompanhar esta lista vai aí uma dica de filme: "DURVAL DISCOS" ,muito divertido e bem musical.

em breve divulgarei os álbuns gringos

V A L E U !

Nenhum comentário: