terça-feira, 30 de outubro de 2007

E OS GRINGOS HEIN?!...









2007 mal acabou e já tenho uma infeliz constatação do que foi o ano para a música internacional.
Tirando o estouro de Amy Winehouse, uma das melhores cantoras da década e um ou outro álbum legal (foi difícil selecionar estes cinco).




Enquanto no Brasil o rock caminha na mesma direção que os de lá, com bandinhas predominantementes Emos (EU OS ODEIO!), os artistas de várias vertentes redescobriram o samba.Seja misturado com rap, com rock, com maracatu...O ritmo mais brasileiro consegue ser ainda mais original que o estilo Gangsta, Diva Cachorra ou as malditas bandinhas que abortaram para o mundo mais esse filho roqueiro estilo cabelinho arrumadinho que insiste em ser rebelde.




Ninguém aguenta mais as popuzadas da temporada sem renovar a música pop, Rihannas, Shakiras e Gwens e as amigas Pussycat Dolls fazem o que fazem de melhor:expor seus atributos glúteos e mamários e não vocais.E s Patricinhas rebeldes :Avril, Pink, Kelly Clarxon e outras, nem se fale.




Fall Out Boys, My Chemical Romance, Panic at the Disco e similares são exatamente isso similares ou pior ...bastardos gêmeos rejeitados pelo papai Rock.

Já no rap, não me atrevo a falar demais já que não é um gênero que me agrada muito.Mas surgiu um fodão ligado não só em rap mas ligado em misturar todos os gêneros e fazer música de qualidade:Timbaland um queredinho de toda a galera pop e principalmente Madonna, que falem o que quiser ela ainda manda muito bem.Com um álbum muito aguardado para o fim desse ano ou o ano que vem.



De vários gêneros perdemos muitos revolucionários da música.Não temos mais Rage Against the Machine, o Audioslave parece que já era.O Gorillaz que eu curtia muito, não sei se tem futuro com a nova investida do vocalista e fundador Damon Albarn :The Good, The Bad & The Queen ele que já formara o Blur anteriormente acho que pirou nos estilos diferentes das duas bandas anteriores e lançou um trabalho fraco.




E que saudade dos virtuosos, alucinados e psicodélicos roqueiros que fizeram a história do rock mundial.Pink Floyd, Led Zeppelin (parece que eles vão voltar aos palcos...), Jefferson Airplane, Frank Zappa e mais recente Nirvana ; e os quatro fabulosos J :Jimmy Hendrix, Janis Joplin, John Lennon (e seus três mosqueteiros) e Jim Morrison dos Doors.

Também há aqueles velhinhos que insistem e continuam lançando material fraco e sem criatividade.Os Stones já deviam se aposentar, Bono Vox devia desistir da música e se dedicar exclusivamente a seu lado humanitário.David Bowie devia voltara a se drogar e lançar discos antológicos novamente.




E sem falar nos que surtaram de vez, lê-se Michael Jackson e Britney Spears que nem devia ter surgido sóbria ou não.

Desculpe o tom amargo com alguns artistas.Mas 2007 foi uma MERDA!



Mas há um oásis no deserto que pairou no mundo musical esse ano.Boas bandas surgem ás vezes aos montes e desaparecem com a mesma rapidez que surgiram e outras promissoras lançam álbuns cada vez melhores:Muse é uma das minhas bandas prediletas, Artic Monkeys, Arcade Fire, Clap Your Hands Say Yeah!, Fraz Ferdinand, Kaiser Chiefs, Mars Volta, Placebo, Raconteurs, The Strokes, The White Stripes, TV on the Radio ,Yeah Yeah Yeahs...

O Pop parece que não está perdido James Morrison, Joss Stone, Lily Allen, Mika e Corinne Bailey Rae são uma boa amostra do pop requintado que está surgindo paralelamente aqueles radiofônicos.



É Ilso...


Aproveito a deixa e aí vai...




os cinco melhores álbuns gringos:


05.Björk "Volta"



04.Foo Fighters "Echoes, Silence, Patience And Grace"




03.Tori Amos "American Doll Posse"




02.Queens Of The Stone Age "Era Vulgaris"





01.Amy Winehouse "Back to Black"

























até a próxima...



sexta-feira, 26 de outubro de 2007

SITUAÇÃO MACABRA...



A programação da MTV já não é mais a mesma da saudosa época de programas como Lado B, Riff, Clássicos e outros.Aliás, clips são cada vez mais raros na emissora, que diz que a escassez de vídeos deve-se a facilidade de se encontrar clips na web.





Sim, encontrar um vídeo é relativamente fácil.Mas para se ver vídeos mesmo pequenos de três minutos não só requer acesso com banda larga, mas com ÓTIMA velocidade.Sem contar pra quem sofre com limites para downloads.

A MTV com clips, mesmo sendo um formato repetitivo é bem melhor que os programinhas meia-boca que enchem línguiça na programação (Desculpe se fui antiquado no termo).

Me parece que a MTV percebeu que perdeu alguns telespectadores e volta com alguns programas com clips, mas parece que os roteiristas não estão com empolgação em elaborar textos realmente informátivos intercalando os clips.

Outro dia eu estava assistindo o MTV5 ,aquele que a Penélope apresenta 5 clips com um tema em comum.
A equipe tem que ser bem criativa na escolha dos temas já que o programa é quase diário.Nesse programa o tema era MACABRO - clips e pessoas do mal ?! - ; entre as piadinhas da simpática Pê passava o ranking dos cinco clips macabros:

05.Evanescence "Going Under"

04.Marilyn Manson "Putting Holes in Happiness"

03.Queens of the Stone Age "Sick, sick, sick" (YEAH!)

02.Chemical Brothers "Setting Sun"

01.Black Sabbath "Iron Man"

Cara, nada a ver...
Macabro em clip sempre foi muito bem explorado e tornaram alguns vídeos clássicos, Amy Lee com seus lindos olhos jamais vai tornar algo macabro, o fake Marilyn às vezes me dá vontade de rir.QOTSA é uma banda foda e a única que encaixou bem no tema.Os Irmãos Químicos também são viajantes, mas a história da loirinha disfarçada no DEMO ?E o Black Sabbath é uma banda macabra e o som totalmente soturno, mas o clip é tosco demais e não macabro...

Enfim, listas são feitas para serem contestadas mesmo.Como puderam esquecer a banda mais soturna dos últimos tempos :Nini Inch Nails ?

Então tá ,aí vai...

os clips mais soturnos e macabros :

05.Prodigy "Breath"

04.Massive Attack "Butterfly Caught"

03.Type O'Negative "Black n. 1"

02.Aphex Twin "Come to daddy"

01.Nine Inch Nails "Closer"

Té !

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O QUE SE TORNOU O NOSSO ROCK BRAZUCA?




Um tal de NX Zero foi eleito artista do ano no VMB 2007.
Eu odeio o atual rock nacional brasileiro.

Salvo algumas poucas exeções não param de surgir bandas idênticas que são tudo cópias desnecessárias e ridículas das que já estão se esgoelando há algum tempo na MTV, sendo que estas repetem a mesma formula do "amo, mas irado!" de bandas gringas.

Depois do CPM-22 (que eu não curto muito) surgiram uns NXs Zeros da vida.Tipos como ForFun, Fresno, Moptop, Strike saltam como pipoca.

EMO que raio de termo é esse?
Bandas que trazem integrantes que mais parecem modelos que tiveram um intensivão num curso para novos ídolos teens MTV selecionados por terem uma aparência rentável para capas de revistas teens .
Sou mais Sandy e Junior que pelo menos tem anos de carreira e não precisam se esconder atrás de uma imagem de rebeldes para cantar baladas românticas, não escondem suas letras meladas atrás de alguns riffs de guitarra.

Pouca coisa tem surgido de bom por aí;Pitty há pelo menos três anos manda muito bem num cenário predominantemente masculino e sem precisar imitar uma Avril Lavigne ou uma Pink da vida (ela é bem melhor que isso).Com tanta popularidade, as inevitáveis cantoras estilo Pitty surgiram aos montes:Leela (se bem que eu acho que é um grupo), Meg do Luxúria, Canto dos Malditos na Terra do Nunca e similares.

Bandas do nordeste são sempre boas pedidas.Mombojó une letras reflexivas com um som moderno e eclético e Cordel do Fogo Encantado (ambas de Pernambuco) junta poesia, música e teatro e criaram um do mais inventivo gênero do Brasil dessa década já mal imitado pelo O Circo Encantado.

Há ainda as bandas do sul dando um fôlego ao rock.Cachorro Grande, seu maior expoente traz um som meio Strokes mas com identidade brasileiro.No Rio a loucura vem com os Autoramas.

Ludov é a minha atual banda predileta.Mesmo com uma trajetória meio inconstante, lançou um grande álbum este ano.

Outras que tem tudo engatilhado para acontecer em 2008 são Wonkavision, Zefirina Bomba e Vanguart.Mas a molecada tá a mil ,muitas bandas já saem do underground com muita atitude no mainstream.Estream com um bom respaldo já que a divulgação na internet é garantida.
É claro que beber da fonte de movimentos clássicos na música brasileira como a bossa-nova, jovem guarda, tropicalismo e o mineirismo do clube da esquina mesclando com uma roupagem moderna é a fórmula do sucesso ,ou não...

Foi lançado em 2006 "Tributo ao Ronnie Von", artistas independentes do atual rock nacional de várias partes do país fazendo versões de músicas de sua fase mais psicodélica do cantor entre 1967/69.Destaque para Ecos Falsos, Astronauta Pinguim, Rádio de Outono, Detetives.

Mas não posso já enterrar os grupos que servem de referência para essa turma toda :Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, OTTO, Pato Fu, O Rappa, o falecido e saudoso Raimundos e o semi-morto Los Hermanos.

Algumas pessoas ainda não eram nascidas, mas todos conhecem os percursores do rock nacional da década de 80.Titãs, Legião Urbana, Paralamas, Ira!, Capital Inicial, Kid Abelha, Ultraje à rigor, Barão Vermelho, RPM, Lobão, Blitz e todos os outros expoentes da melhor safra do pop Brasil desde então.

Mas a pré-história disso tudo, lá pelo final dos anos 60, foi o BOOM para a criatividade musical brasileira.Todos os artistas geniais que conhecemos surgiram nessa época.
E estamos nos referindo especificamente a maior e melhor banda do mundo MUTANTES.Não seria exagero dizer que antes deles não existia nada, o absoluto vazio criativo.
Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee foram os "pais" ou "tios" ou "avós" e paralelamente na Bahia , o maluco beleza Raul Seixas declamava suas profecias.

Chego no final deste post traçando um modesto e resumido histórico do que é realmente NOME na música.
Proponho a você tentar encontrar alguma simbiose entre o grupo citado no início e a obra rica e deslumbrante dos Mutantes, Rita e Raul.
Vai encarar?!

Até!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

OS DEZ MELHORES ÁLBUNS DO ANO



ecletismo pode ser simplesmente a liberdade de escolha sobre aquilo que se julga melhor, sem se a apegação a uma determinada marca, estilo ou preconceito (fonte Wikipedia).



E é justamente isso que se resume esta lista e pra não confundir muito resolvi dividir em discos brazucas e gringos.


b r a s i l e i r o s


Faltam aproximadamente 70 dias para o fim do ano, até lá vários álbuns serão lançados dispostos a abocanhar a vaga de presentinho de fim de ano.

Mas como foi um excelente ano para os artistas e muitos abusaram da criatividade e criaram grandes ou pequenas obras-primas, já me adianto e seleciono os meus prediletos na minha já citada modesta opinião
Vale lembrar que o "hiato" anunciado dos Los Hermanos deixou a atual geração abalada, incapaz de encontrar novos ídolos capazes de dar voz aos seus sentimentos, as suas angústias.Mas a nossa rica música já lapida promissores artistas ; alguns já nascem clássicos como Seu Jorge e Céu.
Mas 2007 também foi um ano em que diversos artistas veteranos deram um certo vigor à sua obra.Paulinho da Viola retorna (mesmo que seja com um Acústico MTV) depois de muitos anos sem lançar nenhum disco e outros nem tão veteranos mas nos brindaram com belos trabalhos.Paula Toller arriscou-se e acertou no seu segundo álbum solo.Vanessa da Mata cada vez mais reforça sua indentidade deliciosamente irônica.E não podemos esquecer a volta triunfal do farsante Lobão (no melhor sentido da palavra).



Tenho que falar ...Lista com seis-definitivamente não é um bom número, mas fiquei com um baita remorço de não colocar "BebadoGroove Garagesambatransmachine" do Mundo Livre S/A que é do caralho meu!


Eis minha lista...




05.Matizes - Djavan (elegância , sensualidade e até um desabafo aos impostores que abocanham nosso dinheiro em impostos ,Djavan transforma tudo em música , em excelente música)

04.Samba meu- Maria Rita (deixou de ser apenas a filha e extrapolou.Subiu o morro ,chamou uma rapaziada fera no samba e trouxe arranjos casados perfeitamente com a voz magnífica de Maria Rita)

03.Carnaval Só No Ano Que Vem - Orquestra Imperial (a mistura de músicos e vozes - 19 integrantes era a última contagem - vozes distintas que traçam um repertório de samba , gafieira, salsa ,música francesa, jazz , temas diferentes entre si mas com uma forte indentidade que conquistou o mundo inteiro)

02.Disco Paralelo -Ludov (nunca o pop rock me soou tão docemente infantil e cruelmente adulto.Ludov é assim ,não se engane pela pela finesse da vocalista ela canta com alma. Temas recorrentes no mundo de quem tem entre 16 e 34 anos - não leve a sério esses números - solidão, baixo estima, mudança radical de vida Ludov sabe como poucos cantar , tocar e conversar com quem é cúmplice de seus temas.

01.Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria - Roberta Sá (esse é daqueles disco em que se ouvido da primeira faixa à última se tem a impressão de se ouvir uma história. Com um cuidado peculiar em cada canção- sambas em quase todo o disco - se percebe o entrosamento da cantora e seus músicos .Com uma voz cristalina ,humor inteligente e a sorte de trabalhar com músicos brilhantes, Roberta já tem lugar garantido no posto de nova Diva da MPB)













pra acompanhar esta lista vai aí uma dica de filme: "DURVAL DISCOS" ,muito divertido e bem musical.

em breve divulgarei os álbuns gringos

V A L E U !

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

AQUELE AGORA OU NUNCA FICOU PARA TRÁS





Em 2005 eu fui surpreendido pela MTV ao apresentar num vídeo-clip fofo e com poucas pretensões a voz doce da vocalista e o backing junto com algumas palmas , melodia pop inteligente com ares sessentistas e toques simples, bons solos do guitarrista e a letra que maravilha:"Como seria melhor se não houvesse refrão nenhum,mas há".Tudo isso já anunciava que eu já estava vidrado nessa banda.




Os integrantes do Ludov que antes formavam os Maybees ,que só tocavam em inglês resolveram que era hora de serem reconhecidos na sua língua nativa e sua criatividade em composições brotam a cada música.




Seus compositores principais :Habacuque Lima e Mauro Motoki, os dois tocam guitarra, baixo e assumem os vocais em algumas músicas.As letras no início já mostravam um estilo marcante no EP de estréia da banda dois a rodar, travessuras de adolescentes, desilusões amorosas e uma marca registrada na obra do Ludov ,suas músicas são muito visuais ;as letras formando histórias transformam a num mosaico de imagens ,ás vezes parece que se assiste (ou ouve) um filme.






Com pouca bagagem e experiência o grupo evoluiu em termos de arranjo que se destacava por mudar o andamento da melodia em diversas canções e se mostrou corajoso por muitas vezes em excluir refrões ou partes padrões na música pop industrial.Foi aí que procurou buscar uma certa indentidade com o público adolescente tema frequente no cd O exercício das pequenas coisas ótimo trabalho em que não foi poupado temas criativos mas o ponto alto está no teor ácido e realista nas letras.Parece que a voz doce da Vanessa encaixa perfeitamente na canção do clip fofinho do início da carreira e das belas canções românticas do grupo como também soa agressiva ao soltar " Não quero o seu conselho em mim mesmo me espelho não dou chance ao seu azar minha alegria é saber que algum dia você ainda vai despertar" em "Gramado".Nunca a inveja foi tão bem cantada por alguém.




Sim,não tem como negar ,Ludov é uma banda teen assim como Pitty também é e é claro Sandy e Junior também são.Isso faz com que as pessoas que gostam desses artistas muitas vezes não admitir para os outros que gostam.Mas Ludov eu modestamente classifico como teen contemporany em que temas da adolescência são respostas para os fracassos adultos "Tudo bem Tudo bom" esboça isso, já em "É só saudade" visceralmente Vanessa relata seu sentimento em relação a solidão.




Vanessa Krongold, dona de uma sofisticada porém simples ,suave e outras vezes angustiante como em "Conversas em lata" do cd disco paralelo traz uma falsa doçura no grupo.Sim ,o Ludov é uma banda pop que estreou com um clip em desenho animado fofo e talvez injustiçado ao ser comparado com alguns grupos similares.




disco paralelo tornou desde a primeira vez que ouvi um disco irretocável.Dispostos a ficarem livres de qualquer intervenção de gravadoras ,trabalharam de forma independente e sem pressa alguma.Suas 11 faixas representam o que há de melhor na música pop brasileira nesta década.




"Ciência" fala do inevitável :cair é inevitável,o difícil é ignorar e prosseguir."Fugi desse país" é ideal para ouvir depois de uma experiência arrasadora e constatar que fugir nada mais é que contornar a situação radicalmente e usar a desilusão como uma lição."Rubi" beira à perfeição no Ludov, a voz triste ,um arranjo arrebatador , os vocais ,não há mais o que falar ..."meus diamantes viram rubi".




"DIZEM FIQUEI FORA POR TEMPO DEMAIS


E AQUELE AGORA OU NUNCA FICOU PRA TRÁS


O QUE NÃO DISSERAM É QUE VOLTEI DIFERENTE


E O MEU AGORA...


É DAQUI PRA FRENTE"


Cara o que eu posso falar de um refrão desses? S O B R E N A T U R A L




Em "Refúgio " quem brilha é o baterista Paulo "Chapolin" Rocha junto com o baixo de Mauro Motoki com uma letra quase que um grito de todos aqueles carentes de qualquer incentivo ou que apenas querem ser vistos."A espera" mostra o entrosamento do grupo a guitarra suingada com a bateria e os vocais de Vanessa perguntam é o inicio ou o fim?Quem responde?


"Noite clara" é a mais "cinematográfica" de todas:pipa no ar, cachecol marrom, grito de torcida, meias coloridas,a letra nos faz visualizar cada verso da canção.




"Delírio (sob as asas) " é a mais inovadora canção do álbum.Primeiro ela é cantado totalmente por Motoki em momentos seus vocais distorcem acentuando o clima de (sonho ou alucinação).Bombas caindo sobre as casas não é um tema recorrente em bandas ditas "fofinhas",mas no final nada se passou de uma louca visão."Disco paralelo" faz uma brincadeira de palavras com termos dos jogos de cartas muito criativo."Urbana" é Ludov total, é ótima para dançar e cantar muito em show.




Ludov uma das melhores bandas do cenário pop atual


disco paralelo um dos melhores discos do ano




Confira, Conheça, Curta




se quiser conhecer mais http://www.ludov.com.br/




há desconsiderem a versão que eles fizeram para o High School Music, please


sábado, 20 de outubro de 2007

MELHORES FILMES DE TERROR












Não há quem resista.Muitas vezes em momentos em que requer certo ritual, com uma galera ou a dois, luz apagada , silêncio absoluto, além de muita pipoca e...





Outras vezes basta estar só para a sessão ser horripilante.Algumas vezes você aguenta até o final.




Para mim o elemento que mais agrada aos milhões de fãs do gênero é saber até que ponto ser capaz de assisti-lo sem realmente sentir medo.Mas quando o filme é bom ,o susto é inevitável, e é justamente essa noção de sentir apavorado mas saber que você está seguro na poltrona do cinema ou de casa é delicioso.E filmes de terror podem ser bons (poucos) ou ruins (muitos) mas os temas a serem explorados são diversos: alienígenas dispostos a invadir corpos humanos, vampiros, lobisomens, morto-vivos, demônios até tomates assassinos!






Filmes de Terror são para mim o gênero mais menosprezado pelo ditos cults.O Trash, os péssimos atores,a precária produção ajudam nessa tese ,mas é esse modelo fake , forçado mesmo ,em que muitas vezes sangue escorrendo mais parecia caramelo o torna um gênero único que poder se desvinciliar de qualquer "padrão de qualidade" e se ocupar apenas com a diversão ;mesmo porque no auge do terror anos 80 , os recursos tecnológicos eram mínimos.Aliás Peter Jackson, o diretor de "O SENHOR DOS ANÉIS" fez vária podreiras na década de 80.




Hoje ,estamos em 2007 e estou ansioso com a estréia de "Inglorious Bastards" de QuentinTarantino sua segunda homenagem ao seu gênero predileto H O R R O R M O V I E




Há ainda aquela sub-terror ou teen terror que como diversão tem seu grande valor e que são capazes de arrancar alguns pulos na poltrona de alguma adolescente desavisada.








Preparei duas listas;esta de hoje são filmes para aterrorizar até o cara que se diz mais durão ,mas se bobear molha as calças ao ver as gêmeas de "O ILUMINADO" ou sai correndo na primeira meia hora de"O ALBERGUE"







*MELHORES FILMES DE TERROR (Trash ou Não):







10.O SILÊNCIO DOS INOCENTES-Eu o considero um filme de terror psicológico de todos o mais possível de se concretizar.O Vilão não é o demônio ,nem uma alma perturbada,mas um senhor culto ,médico e canibal.











09.A BRUXA DE BLAIR-esse filme é ótimo por mostrar que cinema para ser bom não é preciso nem grandes aparatos nem abusar de elementos trashs.A tática foi muito simples :três estudantes partem para uma floresta para documentar um suposto caso de bruxaria .Esqueça tudo isso e se delicie apenas com a fuga dos três na mata a noite perdidos "perseguidos" por sons estranhos e choro de crianças.














08.Amityville 2-Não confunda com o refilmagem fajuta deste clássico dos anos 80.Talvez o primeiro filme de terror que eu tive pesadelo depois, antes para mim os que matavam eram aqueles que usavam máscaras ou luvas com garras afiadas, não um ente de sua própria família que recebia ordens da própria casa.Sem contar que a imagem da casa que mais parecia um rosto causava arrepios.Essa sim era uma casa mal assombrada.O que causa mais arrepio é afrase inicial BASEADO EM FATOS REAIS









07.PSICOSE- Além de ter o personagem mais psicótico do cinema Norman Bates, traz a cena mais clássica de assassinato.A golpista se refugia no hotel aparente calmo no meio da estrada, aluga um quarto escolhido a dedo pelo gerente e momentos depois vemos a cena de morte no chuveiro mais arrepiante sempre.Com uma edição e trilha incidental que se encaixam perfeitamente resultando em momentos de angústia para quem assiste a primeira vez.



















06.O SEXTO SENTIDO-Filmes com crianças que tem ótimo talento para o terror são inesquecíveis,Nele Haly joey Osmond vive um garoto que vê gente morta.Toda vez que eles aparecem é como se aparecessem para nós também.







05.JOGOS MORTAIS - Tem todos os elementos de um filme policial sobre serial killer, adicionando um quebra-cabeças angustiante e as cenas dos jogos mortais são de dar taquicardia.






04.O ILUMINADO-Baseado num Best-Seller de Stephen King,dirigido por Stanley Kubrick e protagonizado por Jack Nicholson mostra o drama de uma família contratada para zelar um hotel e luxo fechado no rigoroso inverno nas montanhas.Mas a família não está sozinha...Habitantes fantasmagóricos querem tomar o Hotel de volta, só não contavam com...o iluminado.As cenas do sangue jorrando pelo elevador e as gêmeas mutiladas são matadoras











03.O ALBERGUE-Confesso que fiquei reticente em por este filme na lista, seu enredo é muito fraco.Mas as cenas de mutilação e assassinato justificam seu terceiro lugar.








02.UMA NOITE ALUCINANTE ou MORTE DO DEMÔNIO-Cara esse primeiro filme de uma brilhante trilogia foi a experiência mais apavorante da minha vida.Com 12 anos , como qualquer garoto achava que assistir um filme desse era fichinha.Não consegui chegar na primeira metade do filme. Cresci mais um pouco e entendi o que há de tão bom nesse filme: adolescentes no auge da alegria se refugiando numa cabana abandonada no meio de uma floresta sinistra, encontrando um livro e um gravador com vozes do além evocando os mortos,transformando troncos de árvores em extupradores de americanas desprotegidas,seus próprios amigos se transformando em demônios, AHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!














01.O EXORCISTA-O que há para se falar desse filme?Nunca o Demônio se mostrou tão revelador num filme, cenas da pobre Reagan se auto flagelando, se masturbando com o crucifixo, fazendo sua mãe lambê-la,vomitando nos padres e é claro se arrastando pelas escadas como uma aranha satânica...Não é à toa que vários boatos rolavam durante as gravações, incêndios, mortes de atores e outros acidentes.Sem contar que promíssora carreira da jovem Linda Blair foi por água abaixo após ela se tornar dependente de drogas.








Valeu...







Por enquanto é isso logo estarei elaborando a lista dos scary movies mais divertidos.











Uma dica, se você encontrar ouça Naturträne de Nina Hagen é pra arrepiar.




blz!















sexta-feira, 19 de outubro de 2007

TROPA DE ELITE É OSSO DURO DE ROER




Não ,eu definitivamente não gostei do que supostamente é chamado o maior fenômeno do cinema nacional.

É óbvio que o uso do marketing em cima da pirataria em massa das cópias semanas antes da estréia deu resultado.Sou mais um entre os 11 milhões que não foram a nenhuma sala de cinema para ver uma obra que entre outros temas ,retrata o lado do cidadão chamado "playboy", aquele que financia o tráfico, o "maconheiro" que mata o traficante sem ter sequer uma arma na mão , segundo o Cap. Nascimento.

Pois eu comprei a cópia pirata para assisti-la sem muita empolgação ,estava mesmo querendo saber o que estava causando tanto furor no meio cinematográfico desde o ótimo Cidade de Deus.

Mas TROPA DE ELITE não é nenhum CIDADE DE DEUS ,Que pena e ainda bem.Ambos são filmes fiéis em retratar o mundo do tráfico e violência do Rio de Janeiro.Só que CDD é antes de tudo entretenimento, mesmo na cena de chacina de crianças (chocante) o que prevalece no filme é um humor ,uma malandragem tipicamente carioca que romantiza todos os bandidos e mostram os policias como corruptos ,fracos e ineficientes.

TDE inverte esta filosofia e bota todas as cartas na mesa .Nele há vários personagens de diversos núcleos sociais.Mas são basicamente três grupos que se interagem e ao mesmo tempo se chocam.

Bandido é bandido, o pobre desprovido de meios cabíveis para se safar desse meio em que o coloca há várias gerações passadas como marginal.O que resta, matar ou morrer.

E os Policias se dividem em corruptos e honestos.è nessa segunda categoria que o BOPE qualifica seus homens:homens que se alistam num curso extenuante capazes de suportar torturas terríveis, humilhações, mal comem e dormem e tensões psicológicas e acima de tudo cumprir seu objetivo.

E por último os usuários de drogas.Aquele "playboy" que no ínicio do post numa das cenas clássicas do filme é agarrado pelo Capitão do BOPE e grita no seu ouvido enquanto esfrega sua cara na ferida de bala no abdómen do cara que acabara de lhe vender maconha: "QUEM MATOU ESSE FILHO DA PUTA?",o garoto apavorado com uma escopeta apontada em sua cabeça ainda gagueja "HÃ,HEIN".Num explosivo discurso de Capitão perante seus subalternos ele se indigna "NÃO ,FOI VOCÊ SEU MACONHEIRO DE MERDA!" NÃO o maconheiro de merda não matou o traficante.
Cap.Nascimento em seu árduo turno de comandante do bope à espera de sair da corporação para se dedicar ao nascimento de seu filho e procura com dedicação assídua um substituto que esteja não menos qualificado que ele próprio.Sua vida se destabiliza totalmente ,lidar com tanta violência o faz se tornar dependente de remédios tarja preta, se torna trêmulo ,sua o tempo todo e desconta sua raiva na esposa.Seu maior desafeto é aquele que para ele é o vagabundo, o que sustenta o milionário crime do tráfico de drogas.

TDE é quase um documentário.E aí está seu maior mérito-Sua veracidade-e esse é talvez o único ponto positivo do filme-é assustadora.Mas de qualquer forma as pesquisas confirmaram o que já é o pensamento de muita gente:Traficante não pode ter benefícios e nem visto como um coitado, ele sabe que seus consumidores vão sempre precisar deles,por isso o policiamento deve ser rigoroso onde certas regiões o armamento dos bandidos é de uma guerra.Treinamento intensivo e coragem não são os únicos requisitos para um homem do BOPE ele deve seguir a profissão como uma ceita ,proteger seus companheiros e a sociedade cegamente.

É justamente nesse realismo de discussões entre polícia e ladrão ,o personagem central:o USUÁRIO é superficialmente ou propositadamente mostrado para se que se torne claro quem é o "verdadeiro vilão".Já que a trama é toda narrada pelo Capitão Nascimento é nos diálogos em off que se torna mais ácido o discurso contra os os garotos do Leblon"quantos playboyzinhos a mais vão introduzir uma criança no crime para enrolar seu baseado?"

Não vamos nos esquecer que esse círculo vicioso usuário-traficante é um dos mais rentáveis e que não há como indicar um culpado pelo tráfico.Sem um não há outro.É um tão culpado quanto o outro.

Mas o que não se fala em TDE é que nem todo usuário é playboy,vagabundo ou faz movimento em prol a alguma coisa.Por que um cidadão que trabalha oito horas por dia e ainda estuda,pagando todos os impostos e tarifas de transportes e serviços inificientes não pode ter um momento de descanso e lazer em casa seja ouvindo um rap, seja lendo uma bíblia,o ou fumando um baseado.

Vamos acabar com o mito de que todo usuário é vagabundo ou riquinho.Sim eles trabalham ,estudam, e se estressam como todo mundo de vez em quando e recorrem a sua válvula de escape .Uma experiência mais sadia que matar índio ou bater em travesti.

O caminho até enrola-lo foi longo, mas o filme mostra em partes o que acontece.Porém esquece uma coisa:as torturas ,os tapas na cara, e principalmente a humilhação que a população enfrenta pelo governo é a mesma que os personagens de TDE enfrentam.É claro que não tem saco plástico nem cabo de vassoura.O mesmo governo que ignora o fato de que o tráfico aumenta cada vez mais o consumo e a violência.Quando a hipocrisia for posta de lado e estudar leis estaduais para a liberação das drogas talvez os drogados sejam vistos de outra forma.

Sem contar que como filme me deixou muito a desejar.Fora as ótimas interpretações do elenco, nada me chamou a atenção, nenhuma edição original, fotografia regular, trilha repetitiva.Mas com certeza é um filme para ser comentado e quem sabe reavaliado.


Postei ouvindo "Polícia"-Titãs e "Tropa de Elite"-Tijuana

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

PRA QUEM É LOUCO POR LOST






Enfim, após doses diárias em frente à TV-algumas vezes doses duplas e triplas-da terceira e na minha modesta opinião a mais fraca das temporadas da melhor série sobre sobreviventes de um acidente aéreo perdidos numa ilha cheia de mistérios que já é habitada por anfitriões nada amigáveis ,termino de assisti-la com um certo receio do que pode vir por aí.





Antes que eu me esqueça SPOILER (Spoiler é uma palavra inglesa que vem do verbo "spoil", estragar. Pode ser traduzida como "estraga-prazeres" ou "desmancha-prazeres" e é usada para definir revelações de fatos importantes da trama de filmes, televisão, livros e jogos.(fonte wikipedia)





Presenciarmos no fim da série cenas que até o momento final acreditamos serem flashbacks mas que na realidade são flashforwards em que Jack e Kate aparecem fora da ilha.Isso me fez pensar em várias hipóteses, a mais plausível é que seja apenas uma amostra do que será a quarta temporada, sairiam os flashes do passado dos personagens e mostraria o futuro de todos.Se você ver bem, o passado de muitos dos losties já não tem muito o que ser revelado.Sabemos o porque da prisão de Kate ,como Locke foi parar na cadeira de rodas ,vimos o desfecho da busca de Sawyer pelo homem que motivou a morte de seus pais e o melhor descobrimos como e porque Juliet-a mais nova e enigmática personagem-chegou à ilha.





Confesso que fiquei decepcionado com três pontos em particular, mas o curioso é que justamente neles em que a curiosidade de saber o que vem por aí é maior:





01.O fato de Desmond adquirir o dom de prever o futuro ficou meio HEROES demais ,achei que fugiu um pouco do que estávamos acostumados a ver na série - mas acredito que este fato será um tema bem explorado e desnvolvido na quarta temporada.





02.Jacob - Uma entidade invisível isolado numa cabana na ilha que é realmente o líder supremo dos outros?Ou seria mais um truque do arrepiante Ben?As possibilidade da série se encaminhar para uma linha mais sobrenatural com seres fantasmas não me agrada muito.Embora seja uma das melhores sequências de toda a série.





03.Revelando que dois dos principais personagens Jack e Kate irão sobreviver fora da ilha foi um ótimo desfecho, pois para quem acompanha a série desde o início jamais imaginaria que isto poderia ser visto tão depressa, a constatação de que pelo menos dois losties se safariam.Justamente por isso, das milhares de dúvidas sobre os mistérios da série eu acho que essa não deveria ter sido revelado ,pelo menos ainda.





Mas é claro que essa pequena insatisfação é apenas provisória.


em 2008 a saga continua e a espera é sempre angustiante.





Aproveitando a deixa...





Resolvi listar os cinco momentos mais eletrizantes das três primeiras temporadas de Lost





05.Ben apresentando Jacob para Locke foi mesmo de arrepiar.





04.Na segunda temporada as comportas da escotilha todas se fecham estranhamente, e Locke é obrigado a pedir ajuda a Henry, após as luzes se apagarem ele vê um estranho mapa desenhado na comporta.Muita gente gravou este momento e tenta estudar minuciosamente este mapa.





03.No começo da terceira temporada em que vemos o avião partindo em dois no ar.





02.O final da segunda temporada em que Locke não aperta o botão da escotilha e Desmond aciona uma chave de emergência e um estrondo monstruoso se ouve na ilha e o céu fica roxo.





01.O Episódio Piloto sem dúvida é um clássico de todas as séries já produzidas até hoje.Portanto
do momento em que Jack abre os olhos passando pela aventura com o urso polar, a descoberta de um transmissor que repete a mesma gravação a 16 anos até a constatação de que os sobreviventes não estão sozinhos na ilha já vale para deixar qualquer um louco de adrenalina.

resolvi postar ao som de "Good Vibrations" dos Beach Boys, e não pude resistir a tentação de jogar na mega-sena com os números malditos de LOST 4 - 8 - 15 - 16 - 23 - 42, só que não acertei nenhum número...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O FABULOSO MUNDO DAS LISTAS



Se isso é coisa de nerd eu não sei, mas não irei negar que como boa parte dos blogueiros ou não blogueiros também sou viciado em listas.



Já vi lista sobre tudo;



Até sobre os dez animais mais dissimulados da Terra na National Geographic...



Não é difícil elaborar temas para listas, selecionar os candidatos que se torna uma tortura.



Há a escolha de melhores em determinados quesitos, mas o legal mesmo é eleger os piores;



E como quase tudo na vida , lista não é pra ser levada a sério e somente para expor gostos em determinados assuntos e por isso mesmo melhor ainda se ela for polêmica.



Começo minhas listas com a mais óbvia



As Minhas Cinco Melhores Listas :



05.Melhores Momentos De Lost

04.Melhor Susto No Cinema

03.Melhor Capa De Disco

02.Melhores Filmes Para Subir A Adrenalina

01.Melhor música para viajar


teclando ao som de "Best of You" do Foo Fighters

http://zoiudos.blog.terra.com.br/

terça-feira, 9 de outubro de 2007

TIC TAC

blz !?

nove e quarenta e um

mais um ou menos um ?

cada minuto na frente do computador é um a menos em qualquer outro lugar.

nove e quarenta e dois

são mais alguns à pensar e outros menos à agir.

é bom ver o tempo passar e saber que esse exato segundo, deste minuto, desta hora, deste único dia nunca never nie voltará.

se bem que em HEROES aquele japa engraçado...

nove e quarenta e quatro

o som da tv tira minha concentração

mas é assim mesmo que eu gosto;das coisas desconcentradas ou desconcertadas.

nove e quarenta e cinco

nove e quarenta e seis

há relógios por toda a parte

na parede , no som, no vídeo-cassete, no deskbar, no microondas e eu não paro de olhar

me concentro e fixo meus olhos com força nos números azuis no display do som

nove e quarenta e sete

nove e quarenta e oito

nada...

http://zoiudos.blog.terra.com.br/

Bem Vindos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




A Nova ONDA do momento, como vocês já devem estar


ENCHARCADOS de saber, é encontrar maneiras de salvar


o nosso planeta. O mundo precisa de você.Não de suas frustrações pessoais transformadas em poluição nos rios,


desmatamento de florestas e a destruição da camada de ozônio.Mas sim de suas pequenas atitudes, porém responsáveis.Economize as fontes naturais,faça reciclagem e divulgue para seus conhecidos formas de coexistirmos no planeta sem destruí-lo


Bom,eu resolvi colocar este post mais por falta de imaginação em iniciar o meu blog, do que por qualquer forma de ativismo que seja.Afinal não sou bem esse tipo,embora eu ache que num liquidificador tem espaço pra qualquer iguaria ecológica ou não.Ah ,de preferência num copo de vidro.